O Que é e o Que Não é Coaching?

Com a grande gama de processos de aperfeiçoamento existente atualmente no mercado, é muito comum que pessoas confundam coaching com uma série de outras abordagens. Isso porque, algumas delas tem fatores em comum com esse processo. Contudo, apesar das semelhanças eles são completamente diferentes.

O Coaching tem como base aquilo que o cliente almeja no futuro. Por meio de estratégias que estimulam a criação e o alcance de metas e objetivos, o coach auxilia o cliente a criar uma programação de ações que usam conhecimentos científicos, bem como sociais, e, que são orientadas pelos resultados que o cliente almeja.

Esse tipo de abordagem pode ser aplicada em diferentes aspectos da vida da pessoa que deseja melhorar o seu futuro. É possível focar o coaching na parte profissional, social e até mesmo espiritual de cada indivíduo. Tudo vai depender do foco que o cliente deseja estabelecer.

Por conta disso, essa metodologia específica tem se popularizado muito no ambiente empresarial, pois, possibilita mudanças não só nos processos de gerenciamento, como, tudo aquilo que envolve o desempenho de uma empresa, como, por exemplo, a satisfação dos colaboradores.

Conheça outras técnicas semelhantes ao Coaching, mas que não são

Atualmente, existe uma série de abordagens semelhantes ao coaching, mas, que não tem o mesmo foco e geração de resultados dele. Para deixar claro as diferenças entre ele e essas outras metodologias, confira abaixo algumas técnicas que parecem, mas não são coaching.

  • Mentoring: Nessa metodologia, um profissional com mais experiencia em determinada área serve como mentor para uma empresa ou empresário. Isso porque, ele é considerado mais experiente, por conta dos anos atuando e do conhecimento obtido durante sua trajetória.

Além disso, essa abordagem envolve discussões e a aplicação de estratégias amplas, que nem sempre precisam ter como foco o ambiente de trabalho. Isso porque, a mentoria leva em conta todos os aspectos que interferem no desempenho de um indivíduo, sejam eles profissionais ou não.

Uma das principais semelhanças entre o coaching e a mentoria é que ambos têm como foco a idealização de um futuro melhor, por meio de ações e realizações feitas no presente. A diferença é que o processo de coaching, não dá as respostas.

  • Counseling (aconselhamento): Nessa metodologia, o counselor (conselheiro) trabalha com problemas específicos do cliente. Ou seja, ele não busca um aperfeiçoamento do futuro, mas, sim, a resolução de fatores insatisfatórios do presente.

De modo geral, essa técnica é procurada, principalmente por pessoas que se sentem insatisfeitas com algum ponto da sua vida, ou com ela de modo geral. Não é tão comum no meio empresarial, mas sim, entre pessoas que buscam soluções para a vida pessoal.

  • Terapia: Esse método é indicado para quem possui problemas psicológicos ou físicos, e, geralmente, é aplicado por profissionais que tenham ligação com a área de psicologia. Isso porque as mudanças comportamentais são mais profundas.

A grande diferença entre a terapia e coaching é que o primeiro processo lida com a saúde mental, já o segundo tem como objetivo proporcionar o crescimento mental no cliente. O coaching trabalha a saúde a cliente.

  • Treinamento: Ao contrário dos outros processos que buscam a resolução de problemas, esse tipo de abordagem tem como principal objetivo que o indivíduo consiga novos conhecimentos e habilidades. Para isso, ele pode realizar aulas e obter conhecimento por meio de estudo e materiais.

Aqui, o treinador é aquele que possui conhecimento na área na qual o aluno deseja obter conhecimento, e, nesse caso, sua maior preocupação é em relação a transmissão de informações. Outro diferencial é que esse especialista pode tanto trabalhar com um único cliente, como, também, com vários ao mesmo tempo.

  • Consultoria: Esse método funciona de maneira semelhante ao coaching, isso porque, ele ajuda no aperfeiçoamento do negócio por meio de técnicas e estratégias que são aplicadas levando em conta as demandas do cliente.

Contudo, a principal diferença entre os dois métodos é que o coaching age de maneira direta, interferindo no dia a dia do cliente. Já a consultoria trabalha de forma indireta, orientando e despertando ele sobre as mudanças que devem ser colocadas em prática.

Esses são alguns dos processos que são confundidos com o coaching. Tenha sempre em mente que, apesar deles possuírem algumas semelhanças, eles são diferentes e destinados para casos específicos. Por conta disso, não ache que todos podem resolver o mesmo tipo de problemas.

Vantagens do Coaching

Além de ser um método que pode ser aplicado em vários aspectos da vida, esse processo tem uma série de vantagens, como, por exemplo, a possibilidade de aplicação em apenas um indivíduo ou vários. Outro diferencial dessa metodologia é que ela provaca mudanças tanto a curto como a longo prazo.

O coaching é ideal para quem deseja melhorar o presente e o futuro por meio de mudanças comportamentais realmente eficazes. Fale agora mesmo com a CARD Coaching e Consultoria e comece o seu treinamento empresarial de qualidade.

Ficou interessado?

Quer saber mais?

Entre em contato, faça sua pergunta ou agende para tomar um café.

CRIE SUA CORRETORA VIRTUAL